Resenha a arte da guerra
A Arte da Guerra; Autor: James Clavell, Sun Tzu; Editora: Record Editora
2. Breve síntese da obra
No livro é tratado sobre o assunto de como um general deve agir com seu exercito levando em consideração quase todas as realidades possíveis, como exercito, local de batalha diplomacia, estratégia, entre outros.
3. Principais teses desenvolvidas na obra
Princípio das ações; Medida na disposição dos meios; Firmeza de um general; Teorias de cheio e vazio; Enfrentamento direto e indireto; Teoria das nove mudanças; Distribuição dos meios; Topologia para exercito; Nove classes de terreno; A arte de atacar pelo fogo; O uso de espiões
4. Reflexão crítica sobre obra
Segundo o livro há cinco valores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra: “O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.”. Pensando melhor esses valores são muito parecidos com os valores que grande executivo de sucesso deveria ter: Suas doutrinas para se basear no que realmente ele deseja lcançar; Tempo, algo que deve ser controlado para seu melhor utilizamento; Terreno... Melhor “lugar e meio” onde um executivo estar, ou seja, o que uma gerente tem a sua disposição para assim chegar ao que se deseja; Mando, algo que pode ser muito perigoso se utilizado demais e sem pensar e de menos, querendo ser “bonzinho” com seus subordinados; Disciplina, algo realmente útil independente de qual seja a pessoa ou do que se deseje alcançar.
Sobre os princípios das ações, podemos referir a algo do tipo “Como deveríamos nos comportar se ISSO acontecesse?” são referencias para o que se deva fazer mediante ações, algo que requer muita lógica e pensamento dedutivo. Em termos gerais, é a inteligência e o pensamento de líder que uma pessoa deve ter para conduzir seu “exercito” ao êxito.
Nas medidas das