Condução, convecção e irradiação
A condução acontece principalmente em meios sólidos e essa forma de transferência de calor ocorre em razão do contato das partículas (átomos, elétrons e moléculas) que formam o corpo. Imagine a seguinte situação: com uma barra metálica em mãos, coloque uma de suas extremidades em uma fonte de calor (uma chama de fogo, por exemplo). Em minutos você perceberá que a outra extremidade da barra estará quente e você não conseguirá segurá-la. Mas o que aconteceu para que a outra extremidade da barra esquentasse? O calor fluiu do ponto mais quente para o mais frio da barra em razão da diferença de temperatura entre as duas pontas da mesma. A transmissão do calor ocorre através da agitação dos átomos que constituem a barra e é transferida sucessivamente de um para outro até que se atinja o equilíbrio térmico.
A convecção é o fenômeno da transferência de calor que se observa nos fluidos, gases e líquidos, e acontece em razão da diferença de densidade do fluido. Esse tipo de transferência de calor pode ser observado nos condicionadores de ar. Esses aparelhos são colocados na parte superior de uma sala de forma proposital, pois o ar frio que é mais denso que o ar quente do ambiente desce e o ar quente sobe para ser refrigerado, formando, dessa maneira, as correntes de convecção. Esse é o princípio da refrigeração dos alimentos nas geladeiras.
Um corpo quente é colocado dentro de um recipiente de vidro fechado a vácuo. Com um termômetro colocado do lado de fora desse recipiente, percebe-se que acontece variação da temperatura do ambiente. É de se concluir que a transferência de calor, nesse caso, não aconteceu por condução ou por convecção, pois esses processos só acontecem quando há meio material. Nesse caso, a transmissão do calor foi feita por meio de outro processo que se chama radiação térmica ou irradiação. O calor que aquece a Terra todos os dias, chega até nós através do mesmo