Condução, Convecção e Irradiação
Física
FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR.
Eduardo Almeida, Matheus Garcia e Anni Rodrigues.
Turma: 202
Rio Grande-RS
15/06/15
INTRODUÇÃO
Nosso presente trabalho tem como objetivo falar sobre as formas de transferência de calor através de três diferentes formas conhecidas como convecção, condução e irradiação. Iremos falar sobre cada uma delas, para saber como elas funcionam, de qual maneira elas fazem suas transferências de calor.
Também neste trabalho iremos dar exemplos de como funcionam essas formas de transferência de calor no nosso cotidiano, qual a função delas e o que elas influenciam no nosso dia a dia.
DESENVOLVIMENTO
Quando realizamos algum determinado tipo de experimento, o calor presente pode se propagar em três diferentes formas conhecidas como convecção, condução e irradiação, a energia que neste caso é chamada de energia termina pode passar de um corpo para o outro fundamentalmente através de alguma dessas três formas, neste trabalho elas iram ser vistas separadas mas na maioria das vezes elas acontecem sempre combinadas.
Em física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
Wikipédia
CONDUÇÃO A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas (isto é, o calor) é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética). A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Via de regra, sólidos são melhores condutores que líquidos e líquidos são