1bi
2º ID
Resenha do livro "Iluminismo" e A Revolução Industrial
Lucas dos Santos Gonçalves
São Paulo
2015
Lucas dos Santos Gonçalves
Resenha do livro "Iluminismo" e A Revolução Industrial
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em 2º ID da ETEC Professor Camargo Aranha.
Orientador: Celso Luiz Lucas
São Paulo
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO 8
Introdução
Esta resenha é sobre o livro "Iluminismo" e A Revolução Industrial do autor José Jobson de Arruda, cujo qual fala sobre as revoluções Puritana e Gloriosa. Este trabalho apresenta causas e consequências dessas revoluções, cita as Dinastias presentes nos movimentos, medidas administrativas tomadas pelos governantes e pelas elites.
DESENVOLVIMENTO
A revolução inglesa teve seu inicio no século XVII , na Inglaterra, primeiramente com a revolução puritana, em seguida com a revolução gloriosa ambas fazendo parte do mesmo processo revolucionário.
Entretanto foi uma revolução de compromisso social entre a nobreza e a burguesia, eliminando drasticamente o antigo modo de produção artesanal, enfatizando o suprimento as barreiras para o avanço do cercamento de terras, lembrando que o Banco da Inglaterra foi responsável pela implantação do capitalismo na Europa, assim sendo revolução inglesa e revolução industrial, revolução política e revolução econômica pertencente ao mesmo processo, ou seja transição do feudalismo para o capitalismo.
Em seu livro quando o autor cita a estrutura social, significa que de um lado avia o posicionamento dos defensores da sociedade de ordens, definidos por critérios de honra e privilégios jurídicos , e de outro lado, os que defendiam a existência efetiva de uma sociedade de classes, lembrando que este sistema era dividido em três categorias a aristocracia, constituída pelos nobres de sangue onde suas propriedades foram ampliadas