Propagação de Calor
Introdução Nesta pesquisa, serão abordados, definição de calor e seus tipos de propagação de calor, sendo eles: condução, convecção e irradiação.
Com relação à Termologia, calor é a energia térmica em trânsito entre dois corpos, sendo que, há uma movimentação de energia até que se atinja o equilíbrio térmico entre os corpos do sistema. A propagação de calor é exatamente a forma com que o calor, ou energia térmica, se movimenta passando de um corpo ao outro ou de uma região a outra de um mesmo corpo que esteja em desequilíbrio térmico.
A convecção e a condução dependem de um meio material para se propagar, já a irradiação é conduzida por ondas eletromagnéticas.
1. Condução
O processo de troca de calor por condução é o processo de transferência de energia térmica que ocorre quando o calor flui de uma região em alta temperatura (maior movimento dos átomos) para uma em baixa temperatura (menor movimento dos átomos), através de contato físico direto. Esse processo ocorre quando os átomos de um material recebem calor e começam a se agitar intensamente, colidindo com os átomos ao lado e eles com os próximos e sucessivamente, através dessas colisões ocorre a transferência de energia cinética entre estes átomos, resultando na propagação do calor.
É assim que ocorre a condução de calor, a energia se propaga através da agitação dos átomos do material.
A capacidade de condução de calor entre substâncias é variável, mas pode-se dizer que em relação ao estado físico da matéria, os melhores condutores são em sequência: sólidos, líquidos e gases. Os sólidos conduzem melhor o calor devido à proximidade de seus átomos, favorecendo assim as colisões e consequentemente a transferência de energia. Isso é bastante visível nos metais que são bastante densos, devido a sua densidade elevada, ou seja, a proximidade dos átomos, os metais são ótimos condutores de calor, isso também se dá graças os elétrons livres que possuem, que sofrem constantes