Propagação de Calor
A propagação de calor pode se verificar através de três processos diferentes: Condução, Irradiação e Convecção.
O sentido de propagação de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
CONDUÇÃO.
A Condução térmica é a propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as colisões e alterações das agitações térmicas.
Na condução térmica não há transporte de partículas ou de matéria, existe somente transmissão de energia térmica.
A condução térmica é o fenômeno que ocorre quando corpos em temperaturas diferentes são postos em contato.
Exemplos: aquecimento de um objeto metálico, aquecimento de um objeto que se aquece através do contato com um líquido ou um sólido.
IRRADIAÇÃO.
Irradiação é a propagação de calor feita por meio de ondas eletromagnéticas ( raios infravermelho ) que atravessam, inclusive o vácuo.
Não necessita de meio material para transmitir a energia térmica.
O dióxido de carbono e vapor d'água da atmosfera dificultam a propagação dos raios infravermelhos, com isso, a energia térmica emitida pela Terra fica, em parte, retida (efeito estufa).
Exemplos: o calor emitido pelo Sol a Terra; o calor emitido por uma fogueira, forno, lâmpadas, etc.
CONVECÇÃO
Forma típica de propagação de calor nos fluídos ( líquido e gases ), onde a própria matéria aquecida é que se desloca, ou seja, há transporte de matéria.
Quando aquecemos um recipiente sobre uma chama, a parte do líquido no seu interior em contato com o fundo do recipiente se aquece e sua densidade diminui. Com isso, ele sobe, ao passo que o líquido mais frio, tendo densidade maior, desce,