Compressor de Pistão
Este compressor contém um êmbolo que produz movimento linear. Ele é apropriado para todos os tipos de pressões, ele pode atingir milhares de kPa.
É um dos mais antigos modelos de compressores, porém continua sendo uma opção versátil e eficiente em atividades industriais de média e alta exigência. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de ação simples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, trata-se de ação dupla.
A configuração de um compressor a pistão pode ir de um único cilindro de baixa pressão/volume a uma configuração de fases múltiplas com capacidade de comprimir a uma pressão muito alta. Nestes compressores, o ar é comprimido por fases, aumentando a pressão antes de passar para a fase seguinte, para comprimir o ar a uma pressão ainda mais alta.
• Compressor de simples efeito
Nesse compressor o pistão com movimento descendente aspira o ar por meio da válvula de admissão, preenchendo o cilindro, este ar com o movimento de subida do pistão e comprimido e descarregado para o sistema. Para projetos que requer maior pressão são necessários compressores como maior número de estágios.
• Compressor de duplo efeito
Esse tipo de compressor, o êmbolo efetua o movimento descendente e o ar é admitido na câmara superior, enquanto que o ar contido na câmara inferior é comprimido e expelido. Procedendo-se o movimento oposto, a câmara que havia efetuado a admissão do ar realiza a sua compressão e a que havia comprimido efetua a admissão.
• Compressor de múltiplo estágio
Estágio de compressão significa o número de vezes que um compressor comprime a mesma massa de ar admitida. Portanto, em um compressor de duplo estágio a mesma massa de ar admitida é comprimida duas vezes e que por isso ele tem uma melhor eficiência e garante uma limitação na elevação da temperatura. Este tipo de