Psicopedagogia
Aqui no nosso município, isso já é uma realidade, principalmente nas escolas públicas estaduais.
Como mediadores da aprendizagem, os professores que lecionam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, localizada no distrito União, interior do município de Santo Ângelo, que atendem turmas multisseriadas, do 1º ao 5º ano, buscam participar ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes com paciência, criatividade e humildade
Com acesso aos computadores duas vezes por semana, os professores procuram provocar curiosidade, ensinar a pesquisar, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender. Num desse dias, usam os jogos educativos para intercalar as atividades.
Muito embora, sem formação específica, as professoras se empenham em participar de cursos e formações oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 14ª Coordenadoria de Educação, núcleo este, que dá suporte a toda rede de escolas estaduais dos municípios de sua abrangência.
A partir do uso das tecnologias de informação e comunicação, é visível a mudança de comportamento tanto das crianças como dos professores. A internet, por exemplo, possibilita a integração dos alunos a tudo que o cerca numa fração de segundo.
De acordo com os professores, não somente os alunos são beneficiados, mas os docentes igualmente buscam na tecnologia que lhes é disponibilizada, inovações e estratégias na forma de ensinar, além de idéias e experiências para seu trabalho.
O problema existente no momento é o baixo número de computadores ligados a internet, sendo necessário acomodar alunos por grupo para realizar as tarefas propostas.
Concluímos com essa observação feita nesse ambiente escolar, que é preciso pensar na tecnologia como recurso de desenvolvimento