Microprocessador
• O registro TMR0 é um contador, ou seja, um registro particular, na qual, seu conteúdo é incrementado com cadencia regular e programado diretamente pelo hardware do PIC. Na pratica, a diferença de outro registro, é que o TMR0 não mantém inalterado o valor que é memorizado, mas o incrementa continuamente. O registrador irá contar até 255, quando irá recomeçar a contagem no valor zero, se não for programado outro valor novamente.
O microprocessador
O microprocessador, ou simplesmente processador, executa as instruções e cálculos que constituem os programas, ao mesmo tempo em que se incumbe de enviar as informações solicitadas por todos os componentes do computador e de receber aquelas por eles geradas. Ele é de vital importância para o funcionamento geral do computador, pois de sua velocidade depende, embora não totalmente, o desempenho do sistema.
Pode-se comparar o processador a um maestro, que supervisiona os músicos e lhes indica o ritmo de trabalho. Mas a atuação do regente não basta para garantir uma boa interpretação: é preciso que os músicos estejam no nível por ele exigido. Da mesma forma, para que um computador aproveite ao máximo o rendimento de seu processador, os módulos de memória, o disco rígido, o adaptador de vídeo e os demais componentes devem ter um nível de desempenho idêntico ou superior ao seu. Não adianta muito contar-se com um processador rápido (como um Pentium III de 550 MHz) se o computador dispõe apenas de 16 MB de memória RAM ou de uma placa gráfica para barramento ISA. Um computador com configuração mais simples (um Pentium MMX de 200