Microprocessadores
?
r o d a s s e c o micropr • Um microprocessador é um circuito integrado construído sobre uma pequeníssima peça de silicone. É constituído por milhares, mesmo milhões, de transistors, que estão interligados por superfinos fios de alumínio. Os transistors trabalham em conjunto para armazenar e manipular dados para que o microprocessador possa realizar um vasto número de funções.
• Uma das funções especificas que um microprocessador realiza é processar o software, servir como cérebro dentro dos computadores pessoais, embora hoje em dia o seu raio de acção se alargou a um sem número de outros objectos, tais como electrodomésticos, automóveis - gestão da segurança e energia, telemóveis, etc.
com p o ne n t e s d e um m i crop roce s s ad o r
• Unidade lógica e aritmética (ULA): é a responsável por executar efectivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc.
• Unidade de controle (UC): é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.
• Registradores: são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução. Os registradores mais importantes são:
* Contador de Programa (PC) – Sinaliza para a próxima instrução a ser executada;
* Registrador de Instrução (IR) – Registra a execução da instrução; • MMU (em inglês: Memory Management Unit): é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.
• Unidade de ponto flutuante: nos processadores atuais são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits. e d s a r u t c e t i qu r a s a d o ã ç u l Evo r o