Filosofia aplicada ao serviço social i
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSOR(A) TUTOR: ROSEANE ROCHA
Feira de Santana 18/09/2012
RELATÓRIO 1 DA ETAPA 01 – PASSO 1
A ideia de que o mundo é a representação do indivíduo, é uma questão verdadeira a todos os seres pensantes, no entanto apenas no homem há a transformação em conhecimento abstrato e refletido. Com essa transformação, chegando a este estado, o homem tem em si o espírito filosófico. A realidade é tudo é tudo que existe, seja perceptível ou não, acessível e compreendido pela ciência. É tudo que existe fora da mente, ou dentro, assim a ilusão também se enquadra, mesmo não expressa pela extra-mentis, ela existe ontologicamente, ou seja, intra-mentis, logo é real.
De acordo com o pensamento filosófico, “o ser humano, apenas se torna um ser humano entre seres humanos” (FICHTER), o ser humano é um animal social, ele deve controlar o conflito existente entre a animalidade e a espiritualidade. Ser humano é interagir com o próximo, buscar auxiliar sempre que possível e estar interagindo com as demais pessoas e sensibilizando-se com os acontecimentos ao seu redor que tem relações com o próximo, com o indivíduo que o ajuda a compor o espaço na sociedade.
Viver em sociedade é o homem relacionar-se com o mundo que o cerca, seja através das relações entre as pessoas, entre os grupos sociais e as pessoas, porque os seres humanos “não conseguem” viver isoladamente, logo há a necessidade de interagir socialmente. No entanto, em meio a isso, surgem as várias diversidades, cada qual com suas características e principalmente com as