Psicopedagogia da educação infantil.
Não se trata apenas da educação infantil: a história da educação em geral precisa levar em conta todo o período da infância, identificada aqui como condição da criança, com limites etários amplos, subdivididos em fases da idade, para as quais se criaram instituições educacionais específicas.
Estudar a infância é se preocupar com fatos históricos e sociais ocorridos em nosso país e no mundo, a história da infância precisa considerar as diferentes visões de crianças que foram sendo constituídas durante vários percursos sociais.No Brasil podemos entender que a educação das crianças teve inicio com a chegada dos padres jesuítas onde catequizavam os pequenos indígenas, do ponto de vista educacional uma educação rudimentar que faz parte da história da Educação em nosso país.
No fim do século XVII a escola viria a proporcionar um espaço de aprendizagem às crianças com outras crianças, não mais participando do mundo apenas adulto.
O início século XX foi marcado pela busca ao progresso, iniciando assim o conceito de civilização, impondo a necessidade de novas instituições sociais, surgindo às instituições de educação popular.
A infância popular do século XVII e XVIII foi marcada pela precariedade: situação econômica desfavorável, moradias pequenas para famílias com vários integrantes.
O estudo sobre a educação do século XVIII contribuiu com dados que a criança do povo naquela época estava tendo mais consideração e liberdade dada por suas famílias.
Com a chegada da década de 1870 foi valorizada