Fichamento do texto ombros largos x lingua grande
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA
DANIEL HENRIQUE LINARES
FICHAMENTO DO TEXTO: ““OMBROS LARGOS” X “LÍNGUA GRANDE”: OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NAS TRANSFORMAÇÕES DA ANTIGÜIDADE GREGA”
MARINGÁ
2013
O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo na antiga sociedade grega.
Introdução
Acompanhando o processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, vemos exemplos advindos da antiguidade, sobretudo a grega, é mostrado a relevância de uma educação do corpo que fosse considerada como a base de todo processo educativo.
Observamos, que na produção acadêmica sobre a educação física, na atualidade, há uma quantidade importante de estudos que objetivam estudar os gregos e sua educação corporal.
O elogio do corpo guerreiro em Homero: a educação do corpo pela necessidade
Ao olhar para forma de organização da sociedade nos tempos descritos por Homero, vemos que os homens mantinham fortes vínculos com sua família e com a terra da qual tiravam seu sustento e onde enterravam seus antepassados. O trabalho existia à medida que era possibilitado pelas características naturais do local onde estava fixada a família.
Homero diz: “Para eles todos, realmente, mais doce era, então, dar combates que voltar para a pátria querida nas côncavas naves”. (para eles, compensava mais guerrear, do que voltar para suas terras).
Ao contemplarmos a obra Homérica, podemos ver que a exaltação da família beneficiada por este ou aquele ato de heroísmo.
Numa vida regrada por valores eminentemente coletivos, onde a vida e a morte dependiam da força guerreira, podemos dizer que tanto as qualidades psicológicas, quanto às necessidades corporais, eram pensadas para atender a esses valores.
Na exaltação das qualidades físicas dos heróis, que ao defenderem com destreza sua pátria, eram com orgulho elogiadas pelos demais, e, também, na forma com que as cenas de morte ou de dor eram narradas. (quando venciam eram considerados heróis, mas isto tinha