E-commerce
Grupo Schincariol
Relatório Técnico de Restauração Florestal
Conclusão de Implantação
Centro de Experimentos Florestais 2010
Itu – SP
Novembro 2010
Fundação SOS Mata Atlântica
Programa Florestas do Futuro
1. Introdução:
A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo; porém, restam apenas 7% de sua vegetação original. Com o objetivo de recuperar esse bioma há 10 anos, a Fundação SOS Mata Atlântica vem atuando efetivamente em programas de restauração florestal na Mata Atlântica. Ao longo deste período, foram vários investimentos e aprimoramentos em metodologias de restauração, produção e plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, estruturas e experimentos.
Hoje a SOS Mata Atlântica conta com 2 programas de restauração florestal, somando mais de mil projetos beneficiados e mais de 30 viveiros (comerciais e de ONGs) de produção de mudas de espécies nativas envolvidos neste esforço, além de inúmeras parcerias com proprietários de terra, prefeituras e instituições públicas e privadas para a realização de seus projetos de restauração e conservação da Mata Atlântica.
Um dos programas de maior contribuição para a restauração de áreas prioritárias é o Florestas do Futuro. Desde 2004, o “Programa Florestas do Futuro” promove a recuperação de matas ciliares, que têm papel fundamental na produção de água, em cinco bacias hidrográficas prioritárias. Nesse programa, as parcerias com o setor privado são essenciais, seja para compensar parte da emissão de carbono gerada por suas atividades, seja porque as empresas incluem o meio ambiente em suas estratégias. No “Florestas do Futuro”, a SOS Mata Atlântica não só faz o plantio das mudas de árvores nativas, como também acompanha os plantios por cinco anos.
Para tal, foram plantadas 195.347 mudas, em outubro de 2010, no Centro de
Experimentos Florestais SOS mata Atlântico – Grupo Schincariol, localizado