estudo de caso 3 m
VINICIUS WITT TRISCH ESTUDO DE CASO
1. LEITURA DO CASO: Na 3M, quem dá as ordens é o cliente. OK
2. REUNIÃO DOS FATOS
“Com mais de 25.000 produtos no mercado nacional, a subsidiária brasileira da 3M, sigla para Minnesota Mining and Manufacturing Company, foi eleita a melhor empresa do setor de química e petroquímica em 1998 por melhores e maiores da revista Exame”.
“Com um faturamento anual de US$542 milhões, teve 17,3% de rentabilidade do patrimônio”.
“Os grandes clientes são responsáveis por 90% do faturamento da empresa”.
“A empresa aplica cerca de 6,5% de sua renda total em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos”.
3. AVALIAÇÃO DOS FATOS
Desde décadas passadas para uma organização ser reconhecida e procurada, ela deve oferecer a seus clientes qualidade, diversificação, bom atendimento e acompanhamento. Para a empresa Minnesota Mining and Manufacturing Company não foi diferente. Para ser eleita a melhor empresa do setor de química e petroquímica em 1998 pela empresa Exame, a 3M teve que disponibilizar para seus clientes mais de 25 mil produtos.
Como vimos anteriormente, o grande faturamento da empresa 3M se dá ao fato de possuírem grandes clientes. Esse faturamento, esses grandes clientes, surgem devido ao fato dos envolvidos na empresa não se acomodarem e perceberem o que de fato necessita para manter isso ao longo dos anos e agir da forma adequada para, além de produzir bons produtos, produzir bons relacionamentos.
4. PROBLEMAS Assim como ter uma grande empresa gera muitos benefícios, em contraponto para mantê-la temos também alguns problemas. Quando temos uma grande demanda e uma grande variedade de produtos ou clientes, temos que se adaptar e reconhecer o comportamento de cada um deles. Além de manter o bom rendimento e qualidade na produção, deve-se também dar sequencia ao trabalho e melhorar sempre mais no fornecimento