E-commerce
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
O e-commerce pode assim ser definido como o conjunto das transacções comerciais de produtos e serviços efectuadas através da Internet ou de outros meios digitais.
Comércio electrónico ou e-Commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.
E-commerce é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet em crescimento.
O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico.
2. SEGREDO DO E-COMMERCE
Planejamento
3. APLICAÇÕES DE E-COMMERCE
O e-commerce está mudando a forma como as empresas fazem negócios tanto interna como externamente com seus clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.
Atualmente, muitas empresas participam ou patrocinam três categorias básicas de aplicações de e-commerce:
- (B2B): a de