Sustentabilidade e qualidade de vida
É um conceito abrangente, que incorpora de uma forma complexa, a saúde física, o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais, as crenças pessoais e o relacionamento com características que se destacam no ambiente.
Definem-se seis domínios mais amplos que descrevem os aspectos centrais da qualidade de vida que atravessam as culturas: Um domínio físico (energia, fadiga);
Um domínio psicológico (sentimentos positivos); O nível de independência (mobilidade);
As relações sociais (apoio social prático),
O ambiente (acessibilidade à atenção à saúde); As crenças pessoais/espiritualidade
(sentido da vida).
Os domínios da saúde e da qualidade de vida são complementares e se sobrepõem.
A qualidade de vida reflete a percepção dos indivíduos de que suas necessidades estão sendo satisfeitas e que eles não têm negadas oportunidades para atingir a felicidade e a plenitude, com relação ao status físico de saúde, ou as condições sociais ou econômicas.
Sendo assim, qualidade de vida é tornar sua existência descomplicada, é fazer o que lhe dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Sustentabilidade é o tema do momento e vem ganhando espaço na busca pela proteção do meio ambiente aliado a qualidade de vida em diversos setores da economia.
Ações Relacionadas à Sustentabilidade