E-commerce
O comércio eletrônico ou e-commerce refere-se à uma ampla gama de atividades de negócios on-line de produtos e serviços. Também se refere a "qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente ao invés de trocas físicas ou contato físico direto".
E-commerce é geralmente associado com a compra e venda através da Internet, ou a realização de qualquer operação que envolva a transferência de propriedade ou de direitos de utilização de bens ou serviços através de uma rede mediada por computador. Embora popular, esta definição não é abrangente o suficiente para capturar a evolução recente deste fenômeno de negócio novo e revolucionário. Uma definição mais completa é: e-commerce é a utilização de comunicações eletrônicas e tecnologia de processamento digital de informações em transações comerciais para criar, transformar e redefinir as relações de criação de valor entre duas ou mais organizações, e entre organizações e indivíduos.
Três processos primários são reforçados em e-business: 1. Processos de produção: incluem compras, pedidos e reposição de estoques, processamento de pagamentos, links eletrônicos com fornecedores e processos de controle de produção, entre outros; 2. Processos com foco no cliente: incluem esforços promocionais e de marketing à venda na Internet, processamento de compra e pagamento de pedidos dos clientes e suporte ao cliente, entre outros; 3. Processos internos de gestão: incluem serviços de empregados, treinamento internos de troca de informação, de videoconferência e de recrutamento. Aplicações eletrônicas melhoram o fluxo de informações entre a produção e as forças de vendas para aperfeiçoar a produtividade da força de vendas. Comunicações de grupo de trabalho e edição eletrônica de informação de negócios internos tornam o processo mais eficiente.
Há também algumas segmentações do e-commerce que definem melhor sua atuação: 1. B2B – Business to Business