Psicologia organizacional
A atualização do psicólogo nas organizações frequentemente tem sido objeto de estudo entre os profissionais que a exercem e entre os estudiosos ligados às empresas e instituições. Pode-se observar que a pratica no campo da psicologia do trabalho é ampla e vem crescendo com, a necessidade frente às transformações ocorridas nos contextos econômicos, social, político e cultural no Brasil e no mundo.
A atual visão da Psicologia Organizacional está estritamente relacionada com seu contexto histórico. “O psicólogo ainda é visto como um profissional restrito à relação de pessoal ou, quando muito, ao treinamento e avaliação de desempenho.”
Perante a rela situação da pratica do psicólogo nas organizações e a visão, por vezes deturpada, por outras, verdadeira, dos demais profissionais frente à Psicologia Organizacional, este trabalho tem por objetivo, por meio do levantamento bibliográfico, apresentar u breve histórico da mesma, no sentido de compreender a realidade atual, passando pelo conceito desenvolvido por alguns autores sobre a Psicologia Organizacional.
2. A PSICOLOGIA
Desde que se tem conhecimento do homem sobre a face da terra, tem-se o registro de seu desejo por se conhecer. A Psicologia é fruto desse desejo. Como a maioria das ciências, seu berço é a Filosofia e é na Grécia antiga que ela se desenvolve. Os filósofos gregos preocupados com o saber estudavam todos os setores do conhecimento, o que os levou a especular sobre os mais diversos aspectos da vida humana e do universo. Vários temas das suas especulações são abordados hoje pela Psicologia.
O próprio termo psicologia é formado pelas palavras gregas: psique, que significa alma (e alma era entendida com a face da vida, o que dava vida ao corpo), e logos, que significa estudo ou conhecimento. Portanto, enquanto origem, a palavra traduzida literalmente significa da alma.
Com o passar do tempo, a apalavra alma foi