psicologia organizacional
Este trabalho tem por finalidade aprofundar estudos sobre a área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, e para tanto, buscaremos compreender como esta se estabeleceu enquanto área de atuação, o que se compreende por Psicologia Organizacional e do Trabalho, às possíveis áreas de atuação dentro desta vertente da Psicologia e as perspectivas quanto o futuro da profissão.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é uma área em expansão dentro da Psicologia, e passou por várias transformações desde seu nascimento, iniciando suas atividades com a busca do aumento da produtividade do trabalhador e, agora, após anos de modificações, buscando o bem-estar do trabalhador e da organização. A atuação do psicólogo organizacional se inicia direcionada para o aumento da produtividade e da eficiência do trabalhador, além das avaliações das habilidades dos funcionários. Os primeiros profissionais não possuíam uma clareza quanto o papel do Psicólogo nas organizações e este se desenvolveu conforme os anos, o que proporcionou aos profissionais subsídios suficientes para demonstrar a importância da Psicologia Organizacional e do Trabalho para o desenvolvimento de uma empresa. Na atualidade, as áreas de atuação para o Psicólogo Organizacional e do Trabalho se dão nos mais diversos segmentos, reflexo da valorização que vem se dando ao profissional no ambiente organizacional. Ultimamente é possível encontrar esse profissional envolvido com práticas de saúde mental no trabalho, ou ainda, estabelecendo planos de formação e desenvolvimento pessoal, estudando problemas laborais, como redução de estresse, absenteísmo e aposentadoria ou modos de inserção de pessoas com deficiências ou em posto adequados de trabalho (CAMPOS, et al, 2011).
Veremos neste trabalho os aspectos que constituíram esta área de atuação da Psicologia, bem como os fatores que contribuíram para esta valorização do profissional da Psicologia Organizacional e do Trabalho e como se dão às