Psicologia organizacional
1.1-Conceito etimológico e outros conceitos de comunicação.
O termo “ comunicação” é de origem latina “ communis, que significa comum, comunidade. De acordo com o padre Augusto Magne, comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum às outras ideias e estados d’alma.
Esse conceito preza o facto das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade.
O termo comunicação é muito polissémico, isto quer dizer, emprega –se em vários contextos e com várias significações. O termo pode ser enquadrado no contexto biológico, sociológico, antropológico, pedagógico, histórico, etc.
a) Contexto Biológico: neste contexto, a comunicação é relacionada com a actividade sensorial e nervosa do ser humano. É através da linguagem que é expresso o que se passa em seu sistema nervoso.
b) Contexto Sociológico: nesta senda, a comunicação entende – se como transmissão de significados entre pessoas para a sua integração na organização social. Os homens têm a necessidade de estar em constante relação com o mundo; e, para isso, usam a comunicação como mediadora na interacção social, pois, é compreensível enquanto código para todos o que dela participam.
c) Contexto Antropológico: nessa vertente, vê –se a comunicação como veiculo de transmissão de cultura ou como formador da bagagem cultural de cada indivíduo.
d) Contexto Pedagógico: nessa dimensão, vê –se a comunicação como uma actividade educativa que envolve troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes, evitando – se, assim, que grupos sociais retornem ao primitivismo. Entre os que se comunicam, há uma transmissão de ensinamentos, onde se modifica a disposição mental das partes envolvidas. Pedagogicamente, é essencial que a educação faça parte de uma comunidade, para que os jovens adaptem – se à vida social, sem que cometam erros do passado.
e) Contexto Histórico: entende –se a comunicação