Psicologia_Organizacional
R: Pelo fato de que o Administrador necessita saber lidar com pessoas.
2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?
R: Com as novas tecnologias, as novas concorrências, as novas regulamentações e reivindicações trabalhistas e tantas outras mudanças do cenário público e privado. Os gerentes precisaram trabalhar de modo rápido e inteligente e também distanciar-se do ritmo acelerado adotando postura reflexiva para análise constante do cenário do mercado local e global.
3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?
R: Na pesquisa feita na fábrica da Western Eletric Company, constataram que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem tanto o pagamento e os métodos de trabalho, mas o fato dos trabalhadores perceberem que estavam sendo observados, de se sentirem importantes por estarem participando de uma pesquisa. Os resultados da pesquisa feita em Hawthorne definiram um novo período no mundo do trabalho, em que a produtividade é associada a valores de aceitação, de pertencer e ser reconhecido em um grupo.
4. Propomos que você organize em duas colunas as ideias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.
R:
Teoria X Teoria Y
A teoria X funda-se na certeza de que o homem é, desde sempre, preguiçoso, desobediente, desprovido de ambições e, quando possível, avesso a responsabilidades. Nesse caso, os trabalhadores precisam ser controlados e vigiados. A teoria Y indica que, de acordo com o ambiente, o trabalhador pode ser criativo, disciplinado, responsável e auto-orientado para atingir os objetivos da empresa, muitas vezes assumido espontaneamente responsabilidades.
5. Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações?