A psicologia organizacional
FLÁVIA CRISTINA CARDOSO DÓRIA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ARACAJU NOVEMBRO/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DIRETORIA PEDAGÓGICA
FLÁVIA CRISTINA CARDOSO DÓRIA
Trabalho referente à disciplina:
Psicologia Organizacional AD1 Período: 2011.2
Curso: Administração Publica
Coordenador de Disciplina:
André Luiz Viana Nunes
Tutor de Disciplina:
Thiago Santos Siqueira
ARACAJU NOVEMBRO/2011 A Psicologia Organizacional, também conhecida como Psicologia Industrial surgiu no final do século XX, em razão do seu uso benéfico para o processo de fabricação no setor industrial.
Seu marco foi obtido com o pioneiro da administração cientifica Frederick Winslow Taylor. Que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção. Taylor dizia que: “Se o trabalhador desempenhasse corretamente suas funções a empresa teria mais lucros”. Com base em algumas das suas citações foram formulado alguns princípios. Como: planejar, selecionar melhores os trabalhadores e desenvolver um clima de cooperação entre os encarregados (gerentes) e trabalhadores.
Princípios estes que ajudaram e despertaram novos objetivos na administração ao atendimento e gerenciamento no funcionamento das novas empresas. Preocupando-se com seus funcionários e auxiliando na criação de um clima mais harmônico e produtivo para o desenvolvimento de suas atividades.
O uso da psicologia passou a servir como ferramenta para análise do trabalho tanto do empregador e empregado, como nos procedimentos utilizados em cada cargo. Suas principais áreas de atuação são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Segundo o site wikipedia, a Psicologia Organizacional, estuda os fenômenos psicológicos presentes