psicologia
O que é Psicologia?
A Psicologia é formada de duas palavras gregas: psique que significa alma e logos que significa razão, estudo, conhecimento, ciência. A psicologia, então, etimologicamente, significa o estudo da alma, da mente e do comportamento.
A Psicologia se confunde com a filosofia ate meados do XIX. Ela se tornou ciência propriamente dita, a partir da criação do primeiro laboratório de experimento em psicologia, em Lepzia, na Alemanha. Seu criador foi Wilhelm Wundt, em 1875, ficando conhecido como pai da Psicologia Moderna ou Cientifica.
A Psicologia no Brasil
A psicologia chegou ao Brasil em 1927 com a fundação da Sociedade Brasileira de Psicanálise com Franco da Rocha, Lourenço Filho, Raul Briquet, entre outros, sendo regulamentada como profissão por lei federal (N 4.119- 62).
No Brasil a psicologia teve dois caminhos de entrada: no inicio do século XX, pelos cursos de formação de professores e de pedagogos. Alguns anos mais tarde pela psicologia industrial, como maior industrialização dos centros urbanos. Os primeiros cursos de formação especifica em psicologia a partir de 1950.
Os diferentes campos de atuação da Psicologia
Psicologia Jurídica no Brasil se deu inicio em 1960, tendo reconhecimento de sua profissão. Os primeiros trabalhos foram influenciados pela área criminal focando os estudos de adolescente e crianças infratoras, envolve a aplicação dos conhecimentos da psicologia no campo do direto, nas contribuições sobre a confiabilidade do departamento feio por testemunhas, nas condições adversas de segregação radical e classes sociais desfavorecidas, trabalha com as características do comportamento humano.
Psicologia da Saúde busca compreender o papel das variáveis psicológicas sobre a manutenção da saúde o desenvolvimento de doenças e seus comportamentos associados. Além de desenvolver pesquisas sobre cada um desses aspectos. Os psicólogos da saúde realizam