PSICOLOGIA APLICADA A GESTAO
Liliane Santana
Psicologia Organizacional e Marketing
Salvador
2014
Tecnólogo em Marketing
Liliane Santana
Psicologia Organizacional e Marketing
Relatório apresentado como parte da avaliação da Disciplina Psicologia Aplicado á Gestão, Segundo Semestre, do curso de Tecnólogo em Marketing da Unijorge.
Orientador: Profº Ana Amelia
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
A psicologia organizacional no princípio denomina-se como psicologia industrial age sobre as dificuldades organizacionais ligados à gestão de pessoas ajustando o conceito sobre o desempenho e as responsabilidades funcionais dos indivíduos dentro de uma corporação, avaliando processos que possam ser usados de forma ética e compatível com a realidade organizacional.
DESENVOLVIMENTO
A psicologia organizacional na empresa analisa o comportamento e atitudes do colaborador orientando e provando a necessidade de serem motivados para um maior desempenho, obtendo mais talentos, focalizando o prazer de bem estar e satisfação de todos, tendo assim maior qualidade de vida dentro da organização empresarial. De acordo com Robbins, “a disciplina comportamento organizacional procura substituir as explicações intuitivas por um estudo sistemático, ou seja, busca evidências científicas obtidas sob condições controladas, medidas e interpretadas de maneira rigorosa para a atribuição de causa e efeito” (Robbins, p.2). Neste ponto de vista as organizações influenciam boa parte na vida do individuo porque adaptam o seu modo de comportamento mesmo em diferentes grupos ou organizações incentivando a produtividade e estratégias fundamentais para terem empenho superando pressões sócias, culturais, tecnológicas, econômicas e políticas. De acordo com Maslow “a teoria de motivação que provavelmente tem sido mais útil para os psicólogos organizacionais é a teoria da fixação de metas” (