Psicologia
Aluno(a): Joana D`Arc de Souza
Desde o inicio da era industrial viu-se necessidade de aprimorar o local de trabalho, como fazer, onde fazer e em que condições fazer. Durante o processo produtivo foram percebendo que as tarefas iam ficando enfadonhas, os trabalhadores faziam por fazer sem saber o porquê e o que? A partir daí tem se a percepção que os trabalhadores deviam estar motivados na realização do trabalho. Surge então o planejamento do trabalho com objetivo de aumentar a produção, isso acontece no século XIX com Frederick Winslow Taylor o pioneiro da administração científica, seus princípios baseavam na estrutura formal e nos processos de organização. Supunha que se o trabalhador desempenhasse corretamente sua função a empresa teria mais lucro.
Surge a Psicologia do trabalho ferramenta utilizada na análise do trabalho com o objetivo de descobrir o melhor modo de fazer o trabalho. Isso se daria em planejar, selecionar e treinar os trabalhadores para os diversos cargos.
O que é psicologia do trabalho ou Psicologia Organizacional?
A Psicologia do trabalho ou Organizacional é o estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas nas organizações. A Psicologia Organizacional passou a surgir quando os estudos dos postos de trabalhos contribuíram também na discussão das estruturas das organizações utilizando seus conhecimentos teóricos e metodológicos.
O objetivo da ação da Psicologia Organizacional é oferecer contribuições para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.
Define-se como: Subárea de conhecimento, tem o fazer humano como estudo, inseridos nesse estudo o local de trabalho e as organizações, e campo de aplicação ou de intervenção, procura responder de maneira prática a questões relacionadas entre comportamento humano, o trabalho e as organizações.
As áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de