Engrenagens
ENGRENAGENS
Alunos:
Diego Rodrigo do Prado
Mayke da Rosa Herbst
Ricardo Martins
Victor Gregório da Silva
Joinville, março, 2014
Introdução
Atualmente as engrenagens fazem parte do nosso cotidiano, elas estão inseridas nos automóveis, aparelhos eletrônicos entre outras aplicações. São utilizadas com a finalidade de transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com as suas aplicações.
Nesse trabalho será apresentado suas características, aplicações, tipos entre outras informações que estarão descritas neste documento.
1. Engrenagem
A engrenagem é um elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprime movimentos. Elas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular, dos quais apresentam “dentes” em todas suas extremidades.
Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
A maneira mais fácil de transmitir rotação motora de um eixo a outro é através de dois cilindros. Eles podem se tocar tanto internamente como externamente. Se existir atrito suficiente entre os dois cilindros o mecanismo vai funcionar bem. Mas a partir do momento que o torque transferido for maior que o atrito