Engrenagens
Engrenagens num equipamento de fazenda.
A engrenagem é um elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem movimentos.
Índice
[esconder]
1 Considerações iniciais
2 Tipos de engrenagens
2.1 Cônicas
2.2 Retas
2.3 Hipóides
2.4 Helicoidais
2.5 Cremalheira
2.6 Parafuso sem fim
3 Cálculo
4 Ligações externas
Considerações iniciais[editar]
Animação de uma engrenagem simples.
As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em círculo, a razão entre as velocidades angulares e os torques do eixo será constante. Se o arranjo dos dentes não for circular, variará a razão de velocidade. A maioria das engrenagens é de forma circular.
Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
Tipos de engrenagens[editar]
As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:
Cônicas[editar]
engrenagens cônicas.
É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas tem formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.
Retas[editar]
Ver artigo principal: Engrenagem de dentes retos
Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao