trabalhos
Acidente Industrial
Liziane de F. Gonçalves turma:621
Juliana Brum Segurança do trabalho
Taquara, 10 de outubro de 2013
Bhopal – Um trágico acidente
Na madrugada do dia 03 de dezembro de 1984, na empresa de agrotóxicos, Union Carbide Corporation localizada em Bhopal, na Índia, começou a vazar cerca de 40 mil toneladas de isocianato de metila(MIC) e outros gases letais causando um desastre químico histórico que matou entre 3,5 e 7,5 mil pessoas em decorrência de exposição direta, além de animais e vegetais.
A empresa da Union Carbide em Bhopal, produzia isocianato de metila(MIC), uma combinação intermediaria usada na produção da pesticida. A empresa sabia que o MIC era fatal se inalado, é uma substância tóxica e letal.
As principais vítimas foram as massas pobres da cidade indiana de Bhopal. Os primeiros efeitos nas vítimas gerados pelos gases tóxicos no organismo foram vômitos e sensações de queimaduras nos olhos, nariz e garganta. Algumas pessoas morreram dormindo, outras saíram de suas casas para a rua, onde morreram, e ainda muitas morreram em hospitais e pronto socorros. Pessoas que sobreviveram, diariamente morrem em decorrência ao gás venenoso; muitas ficaram cegas, outras sofrem de enfermidade crônicas ou debilitantes. Em torno de meio milhão de pessoas foram expostas ao gás. Até hoje não temos um número exato de pessoas que morreram devido a exposição ao gás.
Na noite do desastre, as seis medidas de segurança utilizadas para impedir vazamentos de gás fracassaram, seja por falhas no funcionamento, por estarem desligados ou serem ineficientes. Bhopal tinha equipamentos de emergência limitado.
Uma válvula defeituosa deixou que quase uma tonelada de água, que estava sendo usada para limpar os tubos, entrasse num tanque de isocianato de metila(MIC) causando uma reação