psicologia organizacional
Introdução
A Psicologia cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos. Melhor dizendo, estuda o que motiva o comportamento humano e o que o sustenta. durante muito tempo se confundido com a Filosofia. Isso até o final do século XIX, quando os acadêmicos da época resolvem distanciar a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna. Hoje, século XXI os conhecimentos produzidos pela Psicologia acabaram por ampliar em grande medida sua área de atuação. Assim, a Psicologia pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem, seu comportamento e suas relações.
A Psicologia Organizacional inicialmente denominada como Psicologia Industrial é uma importante área de atuação da Psicologia.Queestuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Antigamente a Psicologia Organizacional se preocupava com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados e hoje em dia ela também tem esse papel na instituição, mas agora, busca desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho edar consciência ao trabalhador para que ele tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale.
Um exemplo simples: em um determinado supermercado os funcionários que trabalham no caixa ficam em pé o dia todo o que gera desconforto, provocar uma mudança simples como sugerir a compra de cadeiras adequadas para a ocupação desses funcionários pode ser uma das funções da psicologia dentro das organizações.Assim, à medida que o desempenho e eficiência do trabalho começa a gerar preocupações, surge a real necessidade de contratar psicólogos organizacionais para atender muitos de seus problemas funcionais, principalmente os que dizem respeito a produtividade; que gera um grande aumento de psicólogos em atividades administrativas, de