psicologia organizacinal
Valores.
Nós estamos constantemente avaliando varias coisas em nossas vidas, esta pessoa é bonita, esta é feia, esta caneta é ruim, João agiu mal. Esses valores podem ser lógicos, estéticos afetivos religiosos etc.
Então podemos dizer que é uma relação estabelecida entre os seres e o sujeito que os aprecia, damos algum valor a algo quando esse algo nos atrai ou nos repulsa e quando assumimos uma opinião a respeito de algo.
Alguns desses valores ou opiniões num primeiro momento são passados pelos pais à criança desde cedo já é orientada sobre oque é bom ou é ruim, como deve se sentar comer, andar, padrões de beleza etc. A partir dessa valorização passamos a achar bonito ou feio, bom ou ruim e por ai vai.
Embora haja muitos tipos de valores vamos considerar os valores morais.
Moral.
Moral vem do latim mos , moris, que significa “costume” maneira de se comportar em relação aos costumes .
Moral é um conjunto de regras de condutas aceita em determinada época ou por um grupo de pessoas, podemos dizer que um sujeito é moral ou na medida em que ele segue ou não as regras.
A moral é variável e relativa ela pode ser diferente em relação à sociedade, a época, crenças religiosa etc. muitas coisas influenciam a moral de repente o que é moral para um não é para o outro ou vice- versa.
Caráter histórico e social da moral.
De inicio podemos dizer que a moral é um conjunto de regras que determina o comportamento de um individuo em seu grupo social.
Desde que o ser humano passou a conviver em sociedade ele passou a agir na natureza transformando-a em "cultura”.
E essa cultura que organiza as relações humanas, e para que uma ação coletiva seja possível foram estabelecidas regras e assim foi constituída a moral.
O comportamento moral varia de acordo com o tempo e lugar, conforme cada sociedade vai se modificando também se modifica as regras de comportamento.
Caráter pessoal da moral.
A moral não se reduz