Medidas paquimetro e micrometro
Para atingir estes objetivos o perímetro de um objeto sólido será determinado utilizando diferentes instrumentos de medida.
Introdução:
Nesse experimento deve-se ter conhecimento sobre a incerteza, os erros e a propagação de erros. Os erros experimentais se dividem em três tipos de erros, que são: Erros grosseiros: causado pelo experimentador devido ao uso incorreto dos aparelhos usados para obter suas medidas ou erro no calculo dessas medidas. Erros sistemáticos: causado também pelo experimentador ao desconsiderar fatores que influenciam bastante na experiência, ou por erros na calibração do instrumento. Erros aleatórios: é uma incerteza que esta sempre aliada ao experimento devido a várias observações e com variações imprevisíveis.
Os erros grosseiros e sistemáticos podem ser eliminados de acordo com a habilidade do experimentador, já o erro aleatório não pode ser eliminado, ele pode ser administrado considerando que a média do desvio padrão é o valor médio da incerteza, considerando esses dados probabilísticos quanto maior o numero de observações a interferência desse erro aleatório é menor.
A incerteza das medições também esta sempre ligada às medições e esta incerteza é sempre expressa de acordo com a quantidade de números significativos.
A propagação de erros a ser considerada no experimento é o da soma:
Z = X + Y, onde X e Y são valores com uma incerteza associada a elas, com isso temos que
Z±∆z=(X+Y) ±(∆X+∆Y) , então a soma dos valores implica na soma das incertezas.
Roteiro:
A primeira coisa a ser feita é escolher uma das peças de madeira que será medida, posteriormente todos os integrantes do grupo devem fazer as medições de todos os lados da peça de madeira com o paquímetro, micrômetro e uma régua. É importante na realização do experimento cuidado no manuseio do