Sustentabilidade
Foi necessária uma área de 12.000 metros quadrados do Arizona, onde foi construído o laboratório em forma de domo e inseridas mais de 3.800 espécies. Entre elas, animais e vegetais.
Biomas inseridos no projeto
Para um estudo integrado, foram recriados artificialmente no domo os seguintes biomas: Uma floresta tropical úmida, um "oceano" com 4.000.000 litros de água, um pantanal, um deserto, e uma savana.
Área interior da "Biosfera 2"
Além destes, havia uma área própria para a sobrevivência dos participantes do projeto.
A tecnologia do projeto
Para garantir o sucesso do projeto, foram usados os seguintes aparelhos: Uma imensa estrutura laboratorial, aparelho de ondas artificiais, aquecedores e resfriadores, geradores de energia movidos a gás e a diesel, medidores eletrônicos para medir os gases atmosféricos existentes no domo, medidores de temperatura, além de controladores da circulação do ar.
As tripulações do projeto
A primeira equipe era composta por quatro homens e quatro mulheres, que conseguiram permanecer no domo por dois anos inteiros, sendo substituídos logo em seguida por uma nova equipe, composta de sete pessoas. Na nova equipe havia cinco homens e duas mulheres.
O fracasso
O Projeto Biosfera 2 falhou.
A responsabilidade para os tripulantes era enorme. Era dever deles cuidar de todo o complexo tecnológico e ainda cuidar deles mesmos. O isolamento foi fraudulento. A composição do ar presente no domo também tornou-se um grande