Psicologia nas organizaçoes
CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
ANA CAROLINY MATTOS
MARIANA GOMES
CLEITON JOSÉ
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
RECIFE/2013
ANA CAROLINY MATTOS
MARIANA GOMES
CLEITON JOSÉ
PSICANÁLISE: AS EMOÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado ao Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing – Faculdade IBGM, para obtenção parcial de nota na disciplina: Psicologia do Capital Humano, sob orientação da profª Ms. Fernanda Lima.
Turma: RH1AM – B MANHÃ
RECIFE/2013
1º. Fazer um resumo do 2º. Capitulo da apostila (Psicanálise: as Emoções nas Organizações).
As Emoções nas Organizações quer mostrar a importância do emocional dos colaboradores, afetos como o medo, o desejo, a agressividade entre outros, reflete no comportamento desse trabalhador podendo expressar a insatisfação pelo trabalho.
A Psicanálise que refere-se ao aparelho psíquico, que foi elaborado por Freud. Um método investigativo.
Segundo Freud o aparelho psíquico tem três níveis de vida mental e três elementos de personalidade.
Níveis de Vida Mental
Consciente: é o nível que a pessoa está ciente de algo, que está sobre seu controle, que toma ciência do que está acontecendo no exato momento e que pode interferir.
Subconsciente ou pré-consciente: é o nível que a pessoa já vivenciou algo, um fato do passado que está guardado na memória, que pode ser trazida pela consciência por meio da memória.
Inconsciente: é o nível que a pessoa não sabe da realidade, que ao decorrer da vida teve experiências frustradas que não deu certo e que no futuro interfere muito no seu comportamento, sendo que, a pessoa não associa, não traz a consciência, do verdadeiro motivo.
Obs.: Níveis de Consciente e