Psicologia na Organização
EXERCÍCIO - ATIVIDADE DE REVISÃO
1. COMENTE COM SUAS PALAVRAS, COMO SE DEU O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA.
2. O QUE VOCÊ ENTENDE POR PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL?
Que estuda fenômenos psicológicos, presentes nas organizações, atuando sobre problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos.
3. COMO A PERSONALIDADE PODE INTERFERIR NAS DECISÕES DE UM GESTOR NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL?
De forma positiva como negativa. Um gestor deverá sempre haver uma conduta condizente com o ambiente que se encontra, ele será sempre um líder, do qual deverá manter sempre o traço emocional sobre controle, para que assim suas decisões profissionais fluam mais facilmente.
4. COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU POR:
A) ID: É responsável pelos nossos impulsos mais primitivos e que visa á satisfação imediata sem medir possíveis consequências.
B) EGO: È o elemento de equilíbrio comandado pelo “principio da realidade”, essa parte é aquela que mostramos aos outros.
C) SUPEREGO: Nossas regras sociais e morais não nascem com a gente, nós a aprendemos na sociedade para que possamos conviver nela corretamente.
5. COMENTE SOBRE CADA UMA DAS TEORIAS DA PERSONALIDADE ESTUDADAS EM SALA DE AULA.
São quatro as teorias da personalidade. A perspectiva PSICANALÍTICA é única, cujo seu autor é Freud. Os elementos mais importantes dessa teoria são: a personalidade é um conjunto dinâmico constituído por componentes em conflito, dominadas por forças inconscientes e a sexualidade tem um papel crucial nesta teoria. Tratando-se também dos níveis da vida mental sendo o inconsciente, o pré-consciente, consciente e o Eu, Id, Supereu, respectivamente.
A perspectiva HUMANISTA, de acordo com Rogers, considerava o sujeito na sua totalidade, dando grande importância à criatividade, intencionalidade, livre-arbítrio e espontaneidade. Já Maslow considerava os indivíduos como fundamentalmente bons, racionais e conscientes.
A perspectiva dos TRAÇOS determina a