Psicologia da Organização
A psicologia da organização surge para auxiliar e desenvolver novas habilidades que ajudem no processo de gerenciamento de uma organização, através de pesquisas sobre o comportamento humano dentro das organizações.
O objetivo principal da Psicologia da Organização é pesquisar o comportamento humano dentro da empresa ou organização. Ela estuda a inter-relação dos indivíduos na empresa e as diversas variáveis que interferem neste intercâmbio de estrutura e comportamento. Ou seja, interessa-se pela conduta no trabalho, nas relações entre grupos e nas relações de todos estes com a estrutura e função geral da organização em que os indivíduos trabalham.
Ex. Em um determinado supermercado os funcionários que trabalham no caixa ficam em pé o dia todo. Provocar uma mudança simples como comprar cadeiras adequadas ao desempenho na ocupação pode ser uma das funções da psicologia dentro das organizações.
Toda ação no ambiente de trabalho produz consequências no campo das relações interpessoais (são as chamadas área de conflitos).
Forças que Atuam dentro da Organização:
O livro nos mostra 4 tipos de forças que pode influenciar ou mudar o comportamento do indivíduo.
1 - A força do patrão: alicerçada na autoridade.
2 – A força do sistema: são os padrões fixos de desempenho.
3 – A força do companheiro: visa à manutenção da paz e do bom relacionamento entre os empregados.
4 – A força dos objetivos: visa ao equilíbrio dos objetivos assumidos.
Existem forças atuantes dentro de uma estrutura organizacional que podem ser positivas ou negativas.
. Fatores críticos do desempenho (Positivo)
São os fatores que levam a probabilidade de alcançar a alta performance.
. Barreiras ao desempenho eficaz (Negativa)
São os fatores que inibem a alta performance e produzem o efeito inverso dos fatores críticos. Quando um fator crítico se apresenta de maneira a comprometer o desempenho do grupo, torna-se uma barreira. A falta de objetivos claros, por exemplo,