Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA – FACE
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Disciplina: Análise de Conjuntura e Cenários Econômicos/2512U-02
Turma: 569
1ª Avaliação – Nível de Atividade
Instruções:
1. As respostas devem ser formuladas em grupos de no mínimo três e no máximo quatro participantes;
2. No total, as respostas não poderão exceder 5 páginas;
3. Deve ser utilizada formatação padrão ABNT;
4. Gráficos e tabelas podem (e devem) ser utilizados. Nesses, devem estar explicitados a variável analisada, e o critério de comparação utilizado e a fonte dos dados.
Bom trabalho!
1. Analise o desempenho do PIB brasileiro nos últimos 15 anos (1999-2013). Indique os principais determinantes do crescimento pelo lado da demanda e da oferta.
O Produto Interno Bruto brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, entre 1999 e 2013, teve crescimento anual médio foi de 3,3%, acima do registrado na década anterior (1991-2000), quando o PIB a preços de mercado cresceu, em média, 2,6%.
Taxa de crescimento dos últimos 12 meses (var.%12meses)
PIB a Preços de Mercado
Fonte: IBGE
A demanda doméstica foi um dos principais pontos de suporte da economia, com o expressivo aumento do consumo das famílias, favorecido pela expansão do crédito, redução da taxa de juros e pelo desempenho do mercado de trabalho.
Podemos acrescentar que grande parte do nosso crescimento econômico, participa dos ventos favoráveis da economia mundial, com a melhoria dos preços das principais commodities, das quais somos grandes exportadores, evidênciando um grande crescimento do setor de agronegócios.
De outro lado, de forma positiva, devemos registrar também a redução da taxa real de juros (IPI, IPI branco, etc) e a expansão do crédito bancário que, combinadas com os aumentos reais do salário-mínimo e a instituição do Programa Bolsa Família permitiram um novo nível de consumo às