Ausência da familia escola
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE PESQUISA APLICADA À EDUACAÇÃO
PROFESSORES: EDNA BRENNAND, DIOGO MENDES, Gilson Mamede
MATRÍCULA: 91213375 POLO: SÃO BENTO-PB
IDALINA MARIA HOLANDA LINHARES NETA
AUSÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
SÃO BENTO – PB
2014
IDALINA MARIA HOLANDA LINHARES NETA
AUSÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Projeto apresentado na disciplina de PESQUISA APLICADA À EDUACAÇÃO como requisito parcial para a obtenção da aprovação no curso de graduação em Pedagogia pela UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.
Orientador (a) : EDNA BRENNAND, DIOGO MENDES, ISABELLA VIRGÍNIO
SÃO BENTO – PB
2014
1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
1.1 AUSÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
QUESTÕES DE PESQUISA
2. Como a ausência da família na escola de educação infantil pode prejudicar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno? 3. Problemática
Entender á problemática da ausência das famílias na escola de educação infantil chega a ser um desafio para a equipe pedagógica da instituição á qual trabalho. Essa problemática vem se tornando um desafio, tanto para os professores, como também para o gestor da escola. Sendo assim, essa pesquisa se faz necessário, pois vem refletir sobre as possíveis causas que levam a esse distanciamento das famílias no processo de aprendizagem dos alunos, principalmente no âmbito da educação infantil. Gostaria de abordar o Art. 29 onde diz que:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013). LDB- Lei nº 12796, de 2013.
Nesse contexto, verifica-se que as crianças estão amparadas na forma da lei e que devem ter o acompanhamento da família no desenvolvimento escolar.