Psicologia na educação
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Psicologia da Educação
Pólos: Angra dos Reis, Belford Roxo, Itaguaí, Magé, Maracanã, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rocinha, São Pedro da Aldeia.
Coordenador: José Mauro Nunes
Professoras-Tutoras a Distância: Francisca Cruz e Patrícia Cruz
Avaliação A DISTÂNCIA 2 – 2012/1
Entrega: 02/05/2012
Matrícula: 121120800178
Aluna: Talita da Fonseca Ornelas Pólo: Angra dos Reis
Nota: ____________________
1ª QUESTÃO (2.5 pontos)
“De maneira análoga, antes do filósofo francês Rousseau, todos os aspectos da Educação (currículos escolares, programas, horários, métodos de ensino), eram baseados no adulto. O sistema educacional todo girava ao redor do adulto, de seus interesses e de suas capacidades. Rousseau, com seu célebre Emílio, mostrou que tudo estava errado em Educação. O centro do sistema educacional era a criança e não o adulto. Sua base deveria ser a criança, com suas necessidades e interesses”. (Texto Aula 7, p.77). Com o conteúdo programático da Aula 7, aprendemos também que os tratados de Biologia como de Psicologia têm dividido a evolução do ser humano em fases. Assim, de acordo com a Aula 7, escreva, em no máximo 15 linhas, sobre o desenvolvimento infantil, não esquecendo de abordar:
Qual era o conceito de criança antes de Rousseau e qual o conceito atual?
Quais as fases de evolução do ser humano, segundo os tratados de Biologia e Psicologia. Não esqueça de caracterizá-las.
Antigamente, o conceito de criança a considerava um adulto em miniatura, com suas concepções, interesses, capacidade semelhantes às dos adultos, como se estivessem igualmente relacionados. O modo de vestir a criança também erra igual e o sistema educacional tinha igual pensamento,