Psicologia Escolar
3
2 O QUE É? ........................................................................................................
3
3 PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR...............................................................
4
4 ALGUMA ATIVIDADES ...................................................................................
4
5 ÁREAS DE ATUAÇÃO ....................................................................................
4
REFERÊNCIAS ...................................................................................................
5
1 INTRODUÇÃO
A Psicologia se constituiu historicamente como uma das ciências na qual na Educação busca uma integração para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar.
As possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar constituem, ainda, um tema de reflexão e de debate entre esses próprios profissionais, especialmente entre aqueles interessados em contribuir para o melhoramento da qualidade do processo educativo. O debate e os questionamentos se expressam, também, em diferentes instâncias do sistema educativo e deles participam, em diferentes graus, gestores, pedagogos e outros especialistas no campo da educação.
2 O QUE É?
O psicólogo no âmbito escolar se norteia pela perspectiva de procurar relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Trata-se, pois, de um trabalho de reflexão sobre a prática, a partir da teoria. Os profissionais precisam dispor de conhecimentos dos temas tratados pela educação, da problemática do contexto escolar e das teorias pertinentes ao assunto a fim de explicitarem e fundamentarem adequadamente suas práticas.
O trabalho do psicólogo na forma institucionalizada de educação tem