PSICOLOGIA ESCOLAR
“O que é Psicologia Escolar?” e “O que é Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional?”
Bem, é comum a confusão entre as Psicologias Educacional e Escolar. Vamos tentar agora diferenciá-las e mostrar porque devem ser consideradas psicologias distintas apesar de partilharem de algumas características comuns.
A Psicologia é a ciência que estuda diversos aspectos do comportamento humano. Entre tais áreas, há a educação. Psicologia da Educação é uma nomenclatura mais generalista para o estudo teórico da psicologia em relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos processos que podem dificultar essa aprendizagem. Como exemplos das possíveis dificuldades encontradas no processo de aprendizagem há a dislexia e o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).
Nessa área educacional são amplamente utilizadas as teorias do desenvolvimento a fim de compreender as diferentes fases da vida dos indivíduos, desde crianças até o aprendizado de pessoas na fase adulta ou na velhice. Entre os teóricos do desenvolvimento dá-se um destaque a Jean Piaget e sua teoria da epistemologia genética, a Lev Vygotsky e a teoria do sócio-interacionismo, a Skinner e o behaviorismo entre outros.
Quanto à Psicologia Escolar, é preciso fazer uma diferenciação.
Enquanto a Psicologia Educacional é mais voltada para uma pesquisa teórica, a Psicologia Escolar coloca-se como uma vertente aplicada desse conhecimento, sendo utilizada diretamente nos espaços de escolarização em conjunto com a Psicopedagogia.
Além dos processos de ensino-aprendizagem, do desenvolvimento e da escolarização, de acordo com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE –, entre as temáticas de estudo dessas áreas é possível citar a inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores entre outras.