psicologia escolar
Psicologia Escolar
Professora: Gisele Resende
Aluna: Tâmes Maia
O que pode fazer o psicólogo na escola?
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto. Brasília. v.23. n. 83. p. 39-56. Mar. 2010
O Artigo nos apresenta de forma simplificada as possibilidades de atuação do psicólogo na Instituição escolar a partir de experiências nesse seguimento social, dando ênfase a crescente produção científica nacional sobre o tema proposto.
O que entender por Psicologia Escolar?
A escola, por ser um espaço educacional onde se apresentam vários níveis de processos educacionais, se faz necessária uma articulação entre psicólogos e pedagogos, para que a educação seja promovida de forma mais adequada nos diversos seguimentos sociais, enfatizando que a escola tem a intenção primordial de educar com qualidade, de maneira a formar o homem por inteiro. Nesse sentido, a atuação do psicólogo torna-se fundamental, como parte efetiva do corpo educacional.
O dicionário de Psicologia (2001) define a Psicologia escolar como “a aplicação de conhecimentos psicológicos, especialmente dos pedagógicos e da psicologia do desenvolvimento às exigências da escola, bem como a pesquisa e práticas psicológicas no âmbito escolar, por exemplo, o diagnóstico das causas das dificuldades de aprender e sua eliminação ou a análise psico-organizacional e a melhoria dos processos entre as pessoas (por exemplo, as relações de estima, cadeia de mundo) , dos fatores situacionais (clima da escola, atmosfera do grupo) e das estruturas institucionais (tamanho das instalações e sua distribuição, regulamentos, no tocante à escolha das disciplinas e à avaliação do rendimento)” (p. 763).
Portanto, o psicólogo que trabalha no âmbito escolar, visa contribuir para o bom relacionamento entre os atores deste espaço de educação, bem como diagnosticar problemas que surgem no ambiente escolar entre alunos e alunos, alunos e professores, professores e