Aguas Pluvias
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PROJETO DE DETENÇÃO E RESERVAÇÃO DE ÁGUAS PLULVIAIS
Petrópolis / RJ
Junho/ 2010
PROJETO DE DETENÇÃO E RESERVAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS
NO TRECHO DO RIO QUITANDINHA (entre Rua Cel. Veiga e Patrone/WV)
RESUMO
O trabalho analisou a influencia das chuvas que ocorrem em Petrópolis, principalmente na área do rio quitandinha, cujo volume de água ocasiona constantes cheias com o transbordamento do rio na altura da rua Cel. Veiga e Patrone/WV, causando prejuízos e transtornos a população. Esta analise proporcionou o calculo do volume de chuva que ocorre em Petrópolis e consequentemente o volume de água que cai na bacia do rio quitandinha. Com os dados do volume de chuva e do volume de água que transborda naquele ponto da rua Cel. Veiga, foi realizado analises e cálculos para propor a melhor solução que possam minimizar o problema do transbordo do rio quitandinha.
PALAVRA CHAVE: Inundação, Enchente rio quitandinha, Enchente Petrópolis.
INTRODUÇÃO
Aquecimento global, mudanças climáticas e suas conseqüências são assunto comum na mídia. O que se sabe de fato? Os estudos do IPCC indicam alterações climáticas leves, moderadas e severas por todo o planeta, mas o que de fato se tem é um grande número de incertezas que devem ser tratadas com precaução.
Independentemente das mudanças climáticas como agir perante problemas recorrentes que podem vir a se agravar se fenômenos metereológicos tiverem as suas magnitudes e intensidades aumentadas. Dentro deste olhar é que se propõe este trabalho, objetivando um estudo panorâmico da situação das inundações freqüentes provocas pela cheias do rio Quitandinha no trecho entre as ruas Cel. Veiga e Patrone/WV.
Este trecho da rua Coronel Veiga é um dos mais atingidos quando acontecem as chuvas fortes, o trânsito é interrompido, lojas e moradores são intensamente prejudicados.
Então é muito simples culpar o