aula pratica de quimica
Colocamos o CuSO4 5H2O (sulfato de cobre pentahidratado) no almofariz e o quebramos, onde a cor mudou de azul forte para um azul mais claro após a descristalização do mesmo.
Sulfato de Cobre após a Descristalização
2ª etapa:
Retiramos o CuSO4 5H2O do almofariz e o passamos para o cadinho, acendendo o bico de Bunsen e colocando o cadinho sob a chama com a ajuda do tenaz, para que aquecesse e obtivessemos sua desidratação, sua coloração de azul fraco, passou para um cinza e ao fim do aquecimento sua coloração era branca com discreta granulação, obtivemos ao fim do aquecimento o CuSO4 ( sulfato de cobre anidro ).
Processo de desidratação do Sulfato de Cobre Pentahidratado e posterior obtenção do Sulfato de Cobre Anidro
3ª etapa:
Deixamos o CuSO4 esfriar por cinco minutos, separamos 40 ml de água destilatada na proveta. Misturando o CuSO4 com a água destilatada no vidro de Béquer 100ml, resultando em uma solução de cor azul forte, notamos também que o volume passou de 40 para 50 ml, a água e o CuSO4 não se misturaram totalmente, com resíduos de CuSO4 no fundo, resultando em um mistura heterogênea (devido aos residuos), obtivemos o CuSO4 H2O ( sulfato de cobre monohidratado ).
Hidratação do Sulfato de Cobre Anidro e obtenção do Sulfato de Cobre Monohidratado
4ª etapa:
Captando ± 10 ml de NaOH 33% (houve uma pequena diferença entre as medidas da pipeta e da proveta) com a ajuda da pipeta, juntamos com o CuSO4 H2O, resultando em uma mistura homogênea, que possuía um textura pastosa, coloração mais escuro e com um certo aquecimento, formando assim o Cu(OH)2 ( Hidróxido de Cobre ).
Processo de mistura do Hidróxido de Sódio com o Sulfato de Cobre Monohidratado e obtenção do Hidróxido de Cobre
5ª etapa:
Colocando o Cu(OH)2 no fogo em um copo de béquer, apoiado em uma tela de amianto, e usando um bastão de vidro para mistura-lo até obter uma coloração escura. Em um momento do processo sua cor foi de um azul