Aula Pratica Química
Período: 3 º Período
Disciplina: Química Geral e Tecnológica
Relatório de Aula Prática
Chapecó (SC), maio/2012.
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS 4
Ferramentas utilizadas: 4
Pratica 1ª: 4
Prática 2ª: 4
Prática 3ª: 5
Prática 4ª: 6
5ª prática: 8
6ª prática: 8
7ª prática: 10
Conclusão 11
Referências: 11
INTRODUÇÃO
Compõe o relatório a descrição das atividades e experimentos práticos realizados no laboratório de química, durante a aula do dia 15 de abril de 2013, da disciplina de Química Geral e Tecnológica. Ao todo foram realizados 7 (sete) experimentos práticos, executados por grupos acadêmicos de até 4 integrantes. Os experimentos fazem referências ao assunto visto em aulas teóricas sobre Mistura e Soluções (Apostila 6).
Em sua obra, FELTRE – 2004 refere-se à mistura como sistema, “Quando observamos e estudamos uma “porção limitada da matéria, passamos a chamá-la de sistema em estudo”. Veremos então que alguns sistemas e apresentam uniformes, como a água límpida, o leite, um fragmento de ouro etc., e outros não-uniformes...” (Feltre, 2004). Adotando como referencial teórico, citamos também a classificação dada pelo autor para os dois diferentes tipos de sistemas ou misturas, FELTRE as classifica como Sistemas Homogêneos e Sistemas Heterogêneos, sendo homogêneos aqueles que se apresentam uniformemente e com características iguais em todos os pontos, e os heterogêneos aqueles que não apresentam uniformidade e que não tenham características iguais em todos os pontos.
Dentro dos sistemas heterogêneos são percebidas porções menores homogêneas, as quais são classificadas como fases. FELTRE – 2004 classifica os sistemas ou misturas como monofásicos e polifásicos. Monofásicos apresentam uma única fase, e os polifásicos podem apresentar mais de uma fase, sendo estes bifásicos ou