Aula Prática de Quimica
São eles:
Tubo de ensaio: usado para fazer reações em pequena escala é um dos mais úteis.
Béquer: instrumento de uso geral em laboratórios é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquido.
Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.
Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL).
Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.
Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.
Funil de separação: Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.
Balão: usado em reações com desprendimento de gases e preparo de soluções com quantidades mais precisas.
Em seguida explicitou-se sobre os indicadores de ácido-base (indicadores de PH), que são compostos compostos químicos que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Normalmente, em da adição do indicador de pH, a cor da solução varia, dependo do seu pH.
Os indicadores de pH, são frequentemente, ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes ions provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor.
Os indicadores normalmente exibem cores intermediárias a