Aula pratica quimica
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA SOBRE CORROSÃO
Primeiro semestre de 2014 – Turma PU2C - Engenharia de Minas
COMPONENTES:
Rodrigo Lelis Santos
Victor Moura
Sabrina Garcia
PROFESSORA:
Cynthia
Objetivo
Realizar a obtenção, a dosagem e solubilidade e a solubilidade do iodo utilizando dos vários instrumentos do laboratório.
Procedimentos
Procedimento 1
Montar o sistema para a obtenção do iodo utilizando uma manta de aquecimento, dois balões volumétricos conectados um no outro. Misturamos e trituramos em um gral 0,5g de KI e 0,35g de MnO2. Colocamos a mistura no balão e junto adicionamos 5ml da solução de H2SO4 1:1. Aquecemos a manta por 3 minutos antes de colocar o balão. Arrolhamos o balãoe a ocorre sublimação do iodo com sua cor de vapor sendo violeta de acordo com a equação:
2KI(s) + MnO4(s)+2H2SO4(aq)⇌ I2(g)+ MnO4(g) + K2SO4(g) + H2O(g)
Observamos a sublimação do iodo e o processo contrário ocorrendo no balão conectado ao inicial, formando iodo sólido. Aguardamos o resfriamento do sistemas e começamos outro processo.
Procedimento 2 No balão contendo I2(s) adicionamos 50 ml de água. Não ocorre nenhuma mudança no sistema. Adicionamos agora 0,5g de KI(s) ao sistema e completamos com água destilada. Observamos a formação de uma solução homogenia, castanha avermelhada comprovando que Iodo não é solúvel na água por ter a interação dipolo induzido que é muito fraca, enquanto no KI ele é solúvel pois faz interação íon dipolo.
Procedimento 3
Continuando o processo, transferimos 2mL da solução de iodo para um tubo de ensaio onde aidiconaremos hexano. Agitamos intensamente e observamos a formação de uma mistura de duas fases, uma com coloração rosa de I2 e outra que continuou da mesma cor. Concluimos que o hexano dissolveu parte da solução de I2 por também ser uma molécula apolar. Fizemos o mesmo com solventes diferentes, acetona e etanol. Observamos que ficou cada vez menos