Ensaio de Geografia Humana
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS SOCIAIS – BACHARELADO
GEOGRAFIA ECONÔMICA
Professora: Julia Lobato Moura
...E A SOCIEDADE É ESPAÇO.
RAQUEL PAIVA
É o texto que será bordado no presente trabalho, Ruy Moreira, autor do livro “O Discurso do Avesso” aborda o sistema capitalista, seu papel em conjuntura com a sociedade e a dominação hegemônica da elite sobre os diversos níveis e classes sociais.
Fazer a analogia e afirmação do tema nos faz rever nossa atuação dentro dessa temática, o papel social dessa estrutura e a quem ou a que serve, é bem sabido que o maior reinventor do espaço que ocupa e precisa é o homem, mas, dentro disso há sim fatores altamente relevantes e um deles é o sistema capitalista, Moreira dá sua citação inicial afirmando que “a sociedade é espaço, porque sua organização é impossível sem a distribuição territorial da estrutura dessa organização. E uma sociedade sem organização morre.” (Ruy Moreira, p. 1), mas para que essa organização? Na realidade a sociedade pode ser entendida como um sistema de símbolos, valores e normas, como também um sistema de posições e papéis, ou seja, é um relacionamento de interesses sociais regido por normas e leis que a compõe e a organiza estruturalmente.
A organização espacial rege todo o sistema e a funcionalidade da sociedade, Ruy Moreira sintetiza a sociedade sendo um arranjo espacial, um conceito crítico sobre a forma hegemônica de dominação do regime capitalista.
Diante das várias transformações sociais, culturais, econômico, político, a ocupação do espaço depende de cada movimento, como via de mão única e simplesmente sintetizar os interesses daqueles que possuem o capital e o poder. Ideologias possuem e são instrumentos para acirrar e manter o controle sobre as massas e dos meios de produção.
Moreira classifica a sociedade como um arranjo espacial que está acondicionado às regras que a regulam, e a direciona ao plano interno de estrutura que revelará à