DRENAGEM URBANA-FUNDAMENTOS
A drenagem urbana nada mais é do que o remanejamento da água da chuva, que escoa em meio urbano, para infiltração em solo, rios e mares. Mas para que seja feita, a mesma, um conjunto de medidas deve ser seguido com o objetivo de diminuir os prejuízos causados por inundações, minimizar os riscos a população (doenças) e transcorrer com o desenvolvimento urbano de forma articulada e sustentável.
Problemas relacionados à drenagem urbana: suas causas e consequências à população
Consequências
Aumento da vazão na bacia-hidrográfica na ordem de 6x. E consequente mais facilmente se chega ao máximo da drenagem e da vazão do hidrograma.
Redução da evapotranspiração e infiltração no lençol freático.
Aumento na produção de material sólido
Grande piora na qualidade das águas superficiais, pela lavagem das superfícies urbanas, resultante do ‘’frist flush’’.
Causas
O processo de urbanização acelerado gerou uma população com infraestrutura imprópria. E o plano diretor não contemplando de forma sábia e ponderada, fez-se de altos gastos com pouca suficiência.
A forma com que se dá com o aumento da população urbana há a necessidade de alargar rios e ampliar a captação de aguas pluvias. Mas cada vez mais o solo está impermeável o que acarreta também a poluição de águas superficiais, os primeiros 15 mm/ m² carregam consigo grande quantidade de resíduos sólidos, metais pesados. Além de ocorrer grande impacto em aquíferos, pois não há reposição uma vez rios e córregos foram canalizados de forma inadequada.
As obras ocorrem de forma desordenada, resolvendo os problemas individualizados. Sem observar que uma bacia esta interligada do início ao fim e estudar a influencia a jusante do aumento de vazão, poluentes e etc.