Aparelho de Golgi
DEFINIÇÃO:
- O Aparelho de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, uma organela citoplasmática que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais.
- É constituído de várias unidades menores, os dictiossomos, que estão ligados entre si, cada um desses é constituído por 5 ou mais sacos achatados.
- O número de dictiossomos pode variar desde poucas unidades até algumas centenas, isto ocorrerá de acordo com a função realizada pelas células eucariotas.
- Nas bordas dos sacos podem ser observadas vesículas secretoras de diversos tamanhos em processo de brotamento.
- Não há ribossomos associados ao Aparelho de Golgi, isso faz com ele se pareça bastante com o Retículo Endoplasmático Liso.
FUNÇÕES:
- Tem por funções armazenamento, transformação e empacotamento de substâncias que são produzidas na síntese celular.
- Todas as células que secretam substâncias, têm um Aparelho de Golgi muito desenvolvido. Portanto essa estrutura está diretamente relacionada ao processo de secreção celular.
- A função mais importante do Aparelho de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.
- O Aparelho de Golgi origina os lisossomos. Bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. As enzimas são produzidas no Retículo Endoplasmático Rugoso e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.
- O muco é uma das substâncias processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi, ela tem papel de lubrificante a age no interior do nosso corpo. Assim, o aparelho de Golgi está principalmente relacionado ao processo de secreção celular.
- O acrossomo do espermatozóide de